Como Falar em Público

Falar em público
Oratória: conquistar através da fala.

Quão importante é saber como falar em público?

Quantos sabem como falar em público de modo profissional em sua empresa ou agremiação? Claro, há quem faça palestras, ou até apresentações de produtos/projetos em reuniões. Mas quantos são efetivamente respeitados por isso?

O fato é que saber falar em público, possuir uma oratória, corresponde a uma vantagem competitiva inegável, que desequilibra qualquer competição. E a vida é uma competição, seja no meio empresarial, seja na política, em qualquer área.

Por conta disso, reunimos aqui algumas dicas básicas para que você se destaque em seu meio.

 

autoconhecimento
Conhece a ti mesmo.

Autoconhecimento

Saber se avaliar e reconhecer suas principais fraquezas é um ponto inicial. Uma maneira inicial de se avaliar corresponde a filmar alguma performance sua. Autoconhecimento é vital para qualquer área.

“- Mas eu não tenho falado, justamente por receio de ser criticado.”

Sem problemas. Reserve um horário em sua casa, estude um tema, faça um roteiro, e simule uma palestra sua, enquanto a grava em celular ou no computador.

Segue abaixo dicas para se gravar, caso tenha dúvidas:

 

 

subir de nivel
Crescer = aceitar desafios.

Crescimento de nível

“- Mas ficou horrível, estou desestimulado(a)”. Ora, se vc filmasse seus primeiros passos na infância, também ficaria desestimulado a aprender a andar? Qualquer área é assim.

Portanto, uma vez escolhido um tema. Faça semanalmente ao menos uma apresentação/discurso gravado. E vá comparando. Se possível, faça um mapa mental do tema, ajuda muito.

Em qualquer área, geralmente estaremos falando sobre um tema preponderante (produtos, atitudes, ideias). Então não troque de tema. Apenas tente ir melhorando a qualidade da apresentação/discurso sobre ele.

 

 

constancia
Caminhar, e não parar.

Humildade e constância para crescer

“-Mas tal pessoa é muito melhor que eu.” Aprenda uma coisa, temos que vencer a nós mesmos. Esse é o parâmetro. Você não sabe como “tal pessoa” chegou lá. Ou quanto treinou ou sofreu para isso.

Portanto não olhe para a grama do seu vizinho. Concentre-se em adubar seu terreno para que exista espaço para uma superação.

Assim como a grama, a capacidade de falar em público requer um terreno, que são a humildade e a constância. Não adianta treinar muito uma vez por mês. Treine um pouco. Mas toda semana.

O resultado virá.

 

obama-speech
Grandes objetivos, requerem grandes esforços

Quero chegar longe

Se o “longe” for algo em um nível ‘realmente’ profissional, o aconselhável é um curso de oratória mesmo. Pois evitará que você se perca em erros comuns, e encurtará o caminho para um domínio da arte.

Em um bom curso você terá filmagens de suas falas em todas as aulas, e uma análise pessoal que irá corrigindo eventuais falhas. E isso requer um número suficiente de horas, e poucos alunos.

Caso não tenha condições de fazer um curso tradicional, aconselhamos cursos de teatro. São mais válidos e aprofundados do que “cursos rápidos de oratória” (menos de 30 horas), e você ao menos se “destrava”.

 

 

 

Medo ou Fobia de Falar em Público?

 

 

Como Evitar o Vexame ao Falar em Público