Sempre que se fala em liderança, se pensa em boa e envolvente comunicação. Mas e qual a oratória de Sérgio Moro? Ele consegue cativar as plateias? Se não, qual a explicação para sua aprovação por parte de parcela da população? O que pode ser feito quanto à sua comunicação?

 

Sergio Moro Oratoria

Um case de insucesso

Sérgio Moro pode ser colocado como um exemplo ‘ao contrário’ em termos de Oratória. Comunicação sem ênfases, sem expressividade ou emoção. Claro, ele tem o “traque de juiz”, alguém que tenta passar certo equilíbrio e equidistância de posições e pessoas.

Mas estamos falando de política. O “juiz” ficou para trás na existência dele. E, agora, o que se tem à frente é a política.

E nada mais sentimental que um brasileiro típico. Portanto, deixar de apelar ao lado emotivo do eleitorado é, sem dúvida, um passo para a derrota em qualquer eleição.

 

 

Sergio Moro

Aceitação técnica

Sergio Moro goza de grande aceitação, mesmo sem oratória alguma, em razão de seu histórico de combate à corrupção, ainda que seus detratores discordem. Para quem o apoia, seu trabalho na operação lava jato foi fundamental para cunhar a imagem de alguém que luta contra o crime no Brasil.

E a criminalidade tem sido, infelizmente, um dos principais pontos de preocupação do cidadão comum. Já não se assalta mais apenas ricos e classe média. O favelado, o trabalhador humilde, também são vítimas frequentes.

Assim, ter essa aura de quem quer pegar pesado contra o crime é visto como a única possibilidade de alívio daqueles que vivem com medo da criminalidade no Brasil.

 

 

Sergio Moro Oratoria

É possível melhorar?

Sérgio Moro é pessoa inteligente, sem dúvida. Mas o traquejo de estar, por muitos anos, ‘vestindo a farda’ de juiz, é sim um fator que aumenta a dificuldade de uma mudança. A aprender a falar em público sempre é possível, mas exige dedicação.

Assim sendo, um curso de oratória funcionaria. Porém seria necessário uma verdadeira consultoria, com acompanhamento constante, em especial em época de eleições, onde uma frase mal colocada pode ser o fim de uma campanha.

Porém, isso requer humildade e muita dedicação. Se Sérgio Moro realmente tem a intenção de abraçar a carreira política, é vital que abrace o quanto antes um curso de oratória. Pois pode até haver sucesso eleitoral com oratória deficitária. Mas é MUITO mais difícil.

 

Iran P. Moreira Necho

 

 

 

Perde-se a timidez aprendendo Oratória?

 

Liderança se Conquista