Josef Stalin

 

Stalin, Josef (1879-1953), político soviético. Permaneceu longo tempo no poder e modelou os aspectos que caracterizaram o regime soviético.

Enquanto estudava teologia converteu-se ao marxismo russo, e foi expulso do seminário em 1899. Nesse mesmo ano se filiou ao Partido Operário Social-democrata Russo, e em 1903 foi exilado na Sibéria. Sob o regime czarista sofreu outras sete detenções e deportações.

Seu apoio à facção bolchevista do partido foi mais pragmático que teórico. Lenin o nomeou, em 1912, membro do Comitê Central. Após a revolução de março de 1917, controlou as decisões do partido e foi nomeado Comissário do Povo (ministro) para as Nacionalidades, e em 1922 tornou-se secretário geral.

Após a morte de Lenin, venceu a todos seus rivais políticos (Trotski, Zinoviev, Kamenev y Bukharin) graças a uma hábil manipulação e utilização dos órgãos do partido e do Estado, e em 1929 já tinha consolidado sua posição como sucessor de Lenin e reforçado seu poder como líder único da União Soviética.

Em meados da década de 1930 iniciou uma grande campanha de terror político. Os expurgos, as prisões e as deportações para os campos de trabalho afetaram uma grande parte da população da URSS.

Apesar do pacto germano-soviético de 1939, as tropas alemães invadiram a União Soviética em junho de 1941, durante a II Guerra Mundial. O exército soviético encontrava-se muito debilitado pelos expurgos políticos da década de 1930. Stalin comandou pessoalmente a guerra contra a Alemanha nazista e, após a vitória soviética na batalha de Stalingrado, afirmou-se como um dos líderes mundiais.